Histórico

       O Colégio Estadual Paulo Sarasate teve a sua fundação no dia 04 de outubro de 1950, inicialmente denominado como Sociedade Educadora São Francisco, uma instituição sem fins lucrativos, mantida por um fundo social constituído de ações de voluntários e donativos. Dentre os que se destacaram surgiu a figura do Dr. Paulo Sarasate, deputado estadual na época que, junto à União, viabilizou um auxílio para a manutenção da instituição, sendo por isso posteriormente homenageado ao nomearem a referida instituição, em 1956, através da Portaria 186/56 do MEC,  de Ginásio Paulo Sarasate.
O terreno para a construção foi doado pela Casa de São Francisco, cuja área media 117,50 metros de frente por 106 de fundos. Em sua planta em de H, na primeira ala, localizava-se a administração, a secretaria, a sala dos professores, a biblioteca, o gabinete médico e dentário. Na segunda ala, seis (0 6) salas de aula, com capacidade para 187 alunos.; e na terceira, os banheiros e os bebedouros.
   Como pioneiros na implementação dessa obra, tivemos a colaboração de cidadãos que muito contribuíram para o crescimento e a manutenção da escola, dentre eles podemos destacar, além de Paulo Sarasate, os professores Weber Magalhães, Antonio Amorim, Potiguar Alves, Laurita Magalhães, Laurismundo Marreiro,  Sara Magalhães, e o comerciante César Campos e outros.
Em 1963 foi encampado pelo governo do estado através do (D.O. de 09/09/63), sendo que posteriormente, em 1968, passou a se chamar Colégio Estadual Paulo Sarasate (D.O. 28/05/68).
No ano de 1984, foram construídas três novas salas de aula e adaptadas cinco, acabando com as antigas salas de Geografia e Desenho, bem como a parte que servia de residência. A seguir, foram construídas mais duas salas de aula e o refeitório.
A Escola, em 1998, passou por uma grande reforma, na qual foi trocada toda a cobertura, o revestimento das paredes, feita a substituição de quase todo o piso , como também a reposição de toda a parte elétrica e hidráulica.
No ano de 2000, um momento marcante foi a realização da Solenidade de comemoração do Jubileu de Ouro, que contou com a participação de diversos alunos e ex-alunos, bem como convidados que contaram a história da Escola no município de Canindé. Nos anos que se seguiram, a escola alcançou várias conquistas: a implantação do ensino médio rural, a participação no FESTAL- Festival de Talentos da Escola Públicas do Ceará e articulação de projetos pedagógicos inovadores.
No ano de 2004, foi eleito para Diretor o Sr. Gonçalves Marques Rocha Filho, que no ano seguinte tomou posse, implantando o Plano de gestão: NOSSA ESCOLA, NOSSA VIDA! que tinha como finalidade fortalecer as ações da Escola, transformando-a num centro de convivência humana de qualidade para toda a sociedade canindeense, contribuindo para a formação de jovens voltada para a construção de competências e habilidades e que os possibilitem viver de forma digna e justa.
No ano de 2006, a inauguração da quadra, no dia 27/10/2006, foi um marco para a Escola, por se tratar de um sonho de todos os alunos e  comunidade, oportunizando a prática de atividades esportivas, artísticas, culturais, e científicas de forma mais confortável e acolhedora, transformando a escola cada vez mais em um ambiente  propício à convivência humana.
A Escola hoje possui 2.505 alunos distribuídos em 63 turmas (53 na sede e 10 na zona rural em 10 localidades), o seu núcleo gestor é composto por LINDOMAR SILVA SOUSA (Diretor), JAQUELINE MARIA CRISÓSTOMO MARTINS, ANTONIO ALVES MARINHO, PAULO ROGÉRIO VIEIRA ALVES E MARIA AURIVÂNIA TEXEIRA ROCHA (coordenadores).
A Escola tem como missão, otimizar o processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo uma educação focada no aluno, para a construção de suas competências e habilidades, fortalecendo a parceria entre escola e comunidade; transformando a escola num ambiente inclusivo. Trabalhamos com o intuito de desenvolver o espírito empreendedor, pautado na ética, amor e justiça, dentro de princípios como a solidariedade o trabalho em grupo e o respeito a diversidade.
      Realizamos projetos e ações que merecem ser destacadas:  EXPOARTE (Exposição de Trabalhos Artísticos do Paulo Sarasate), EXPOSATE (Exposição de Trabalhos Científicos do Paulo Sarasate) FEMUPS (Festival de Música do Paulo Sarasate), entre outros.

Nenhum comentário: