HISTÓRICO


O Colégio Estadual Paulo Sarasate, teve a sua fundação no dia 04 de Outubro de 1950, inicialmente denominada como Sociedade Educadora São Francisco uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo principal mantido por um fundo social constituído de ações de voluntários e donativos. Dentre os que destacaram surgiu a figura do Deputado Estadual na época Dr. Paulo Sarasate que junto a união viabilizou uma auxilio para a manutenção da instituição. Sendo posteriormente sendo homenageado recebendo o nome na Escola.
O terreno para a construção foi doado pela Casa de São Francisco, cuja área media 117,50 metros de frente por 106 de fundo. Em sua planta em de H, na primeira ala localizava-se a administração, a secretaria, as sala dos professores, biblioteca gabinete medico e dentário. Na segunda ala, seis (0 6) salas de aula; e na terceira os banheiros e os bebedouros, possuindo a capacidade para 187 alunos.
Em 1956, através de uma portaria 186/56 do MEC, o Colégio foi oficializado com o nome de Ginásio Paulo Sarasate. Como pioneiros na implementação dessa obra tivemos a colaboração de cidadãos que muito contribuíram para o crescimento e a manutenção da escola dentre eles podemos destacar: Paulo Sarasate, Professores: Weber Magalhães, Antonio Amorim, Potiguar Alves, Laurita Magalhães, Laurismundo Marreiro e Sara Magalhães, César Campos e outros.
Em 1963 foi encampado pelo governo do estado através do (D.O. de 09/09/63), sendo posteriormente em 1968 passou a se chamar Colégio Estadual Paulo Sarasate (D.O. 28/05/68).
No ano de 1984, foram construídas três novas salas de aula e adaptadas cinco, acabando com as antigas salas de Geografia e desenho, bem como a parte que servia de residência. A seguir formas construídas mais duas salas de aula e o refeitório.
A Escola em 1998 passou por uma grande reforma onde foram trocadas toda a cobertura, revestimento das paredes, substituição de quase todo o piso , como a reposição de toda a parte elétrica e hidráulica , ganhando uma nova aparência.
Nos anos de 2000, um momento marcante foi a realização da Solenidade de comemoração do Jubileu do ouro, que contou coma a participação de diversos alunos e ex-alunos bem como convidados que contaram a história da Escola no município de Canindé. Nos anos que se seguiram a escola alcançou várias conquistas: a implantação do ensino médio rural, a participação no FESTAL- Festival de Talentos da Escola Públicas do Ceará e articulação de projetos pedagógicos inovadores na vertente pedagógica.
No ano de 2004, foi eleito o Sr. Gonçalves Marques Rocha Filho, conhecido popularmente como Júnior Rocha, e no ano seguinte, tomou posse, implantando o Plano de gestão: NOSSA ESCOLA, NOSSA VIDA! que tem como finalidade fortalecer as ações da Escola, transformando-a num centro de convivência humana de qualidade para toda a sociedade canindeense, contribuindo para a formação de jovens voltada para a construção de competências e habilidades que os possibilitem viver de forma digna e justa.
A Escola hoje, possui 2394 alunos distribuídos em 100 turmas (40 na sede e 60 na zona rural em 24 localidades), o seu núcleo gestor é composto por GONÇALVES MARQUES ROCHA FILHO (Diretor), ELISANGELA MARIA CUNHA PEREIRA (Coordenadora de Gestão Escolar) LINDOMAR SILVA SOUSA E FRANCISCA JÔNIA SAMPAIO UCHOA (Coordenadores Pedagógicos), DOMINGOS MARCOS PIRES COELHO (Coordenador Administrativo Financeiro) e FRANCISCA EDVÂNIA SILVA MENDES MIRANDA (SECRETÁRIA).
A Escola tem como missão otimizar o processo ensino -aprendizagem, desenvolvendo uma educação focada no aluno, para a construção de suas competências e habilidades, fortalecendo parceria entre escola e comunidade; transformando a escola num ambiente inclusivo. Trabalhamos com o intuito de desenvolver o espírito empreendedor, pautado pela ética, o amor e a justiça, dentro de princípios como a solidariedade o trabalho em grupo e o respeito a diversidade.
Realizamos projetos e ações que merecem ser destacada: a implantação da EXPOARTE (Exposição de Trabalhos artísticos do Paulo Sarasate), EXPOSATE (Exposição de Trabalhos científicos do Paulo Sarasate) FEMUPS (Festival de Música do Paulo Sarasate), Projeto de Orientação Vocacional, jornalzinho NOSSA VOZ, implantação da Identidade Estudantil, Fórum de Pais,
A Escola realizou no ano de 2005 um trabalho de mobilização e revitalização dos segmentos que compõe a escola com uma sistemática de ações estruturantes do Projeto: Nossa Escola, Nossa vida! Que resultou o aumento do índice de aprovação e redução dos indicadores de evasão escolar, principalmente no turno noturno.
No ano de 2006, a inauguração da quadra no dia 27/10/2006 foi um marco para a Escola, por se tratar de um sonho de todos os alunos e a comunidade, oportunizando a prática de atividades esportivas, artísticas, culturais, e cientificas de forma mais confortável e acolhedora, transformando a escola cada vez mais em um ambiente de propício a convivência humana.

Nenhum comentário: